Header Ads

Breaking News
recent

HiOA - Minha universidade na Noruega

HiOA é uma sigla que significa Høgskolen i Oslo og Akershus ou, em inglês, Oslo and Akershus University College of Applied Sciences. Escolhi essa faculdade por ser a única com convênio com a minha universidade no Brasil que oferecia aulas em inglês pra intercambistas do curso de jornalismo. Como sou de um curso de humanas, nao vim pelo Ciência sem Fronteiras e nem estou recebendo nenhuma bolsa, por isso o part-time job foi uma das minhas primeiras preocupações assim que cheguei.

Na minha universidade, é disponibilizado um site e, por dentro do site, temos um sistema que se chama Fronter, algo parecido com o Moodle que alguns professores usam na UFBA. Recebemos um e-mail de estudante e podemos acessar esse lugar pra enviar nossos trabalhos, conferir onde será a nossa próxima aula e rever o plano de aula numa planilha que os professores disponibilizam.


Por dentro do Fronter, nossos e-mails. (clica aí que a foto aumenta)
Nossas matérias e as opções do lado esquerdo de links, como submeter atividades e etc. (clique nessa também)
O relacionamento com os professores é bem mais restrito que no Brasil, ou seja, aqui você não vai ver professor dando indireta pra menina bonita da sala nem saindo pra tomar uma cervejinha com a galera, apesar do coordenador de assuntos internacionais já ter feito isso (sair pra cerveja, não dar indiretas). Mas esse coordenador é tipo a pessoa que é paga pra ser brother da galera, sabe? Ele até deu referências minhas pra os meus patrões antes deu ser contratada haha E o homem me conhece há um total de dois meses, né, mas ok! hahaha

Esse pessoal da coordenação internacional é o mais legal possível! Assim que você chega, eles te arranjam um Study Buddy que é um norueguês que vai ficar responsável por você e por te mostrar os arredores e como as coisas funcionam. Geralmente cada aluno tem mais de um Study Buddy e, às vezes, vários internacionais fazem tipo um Study Buddy Group no qual cinco internacionais têm tipo quatro noruegueses. Os estudantes que se inscrevem pra ser nossos Study Buddies são voluntários, então eles tão ali porque decidiram mesmo ajudar alguém a se enturmar, o que é ótimo e faz a gente se sentir mais à vontade pra tirar dúvidas sobre coisas idiotas com alguém que entende nosso drama.

A coordenação de assuntos internacionais também organiza altos eventos. Até agora acho que já foram uns sete ou oito eventos desde o dia 08 de janeiro. Eles fazem jantares internacionais (cada um trazendo uma coisa do seu país), festas do dia dos namorados, viagens pra cabine no meio da floresta, mercado que distribui coisas grátis como casacos de inverno (e vocês achando que eu comprei todos aqueles casacos haha), blusas, botas (peguei minha bota de neve lá), abajures (também peguei o meu lá), espelho, panela, copo, etc... Super bacana porque são coisas que os outros estudantes doam, sabe? Daí eles repassam pra noiz, os pobres. hahaha

Coisas que eu peguei na feirinha grátis: 2 casacos impermeáveis, 1 bota de neve, 1 vestido mega sexy cinza brilhante, 1 espelho, um abajur, 1 conjunto de luvas e meias de lã, 3 cachecóis, 2 moletons e 2 toucas, mas a outra eu esqueci de colocar na fotinha.

Os professores distribuem sempre uma planilha com o plano de aula e já anunciam qual a data de entrega de todos os exercícios e como serão as avaliações. São geralmente três exercícios por semestre e mais um trabalho final de dez páginas ou uma prova que pode ser escrita ou oral. Eles também deixam disponível o currículo do curso e, sim, são milhares de livros que a gente tem que comprar porque o pessoal aqui lê mesmo todos os textos, viu? Fiquei tipo passada a vaporetto quando descobri que os alunos realmente leem tudo quanto é livro e artigo que os professores mandam ou sugerem e ainda acompanham diversos sites de notícia online. Se eu tivesse lido tudo que todos os meus professores da UFBA já mandaram e sugeriram, acho que eu já seria mais letrada que eles agora hahaha

Ainda não fiz nenhuma prova, então não sei dizer se são difíceis, mas meus colegas disseram que é bem tranquilo e eu acredito. A gente só tem aula duas vezes por semana e nosso sistema é integral! Minhas aulas são terça de 9:30 às 11:45 e de 12:35 às 15:30 e também dias de quinta-feira de 12:45 às 14:45. Eu tinha aula de norueguês (que eles disponibilizam pros alunos internacionais) às quartas e quintas das 14:45 às 16:30, mas saí porque queria ter a quarta-feira livre pra trabalhar mais um dia. Acabei conseguindo um curso de graça na igreja que frequento aqui e ainda de português pra norueguês (e não inglês pra norueguês como é na faculdade)!


Uma das primeiras aulas! :D
Bem, acho que só tenho isso a dizer sobre a faculdade. Ah, lembrei que nós temos um cartãozinho pra passar nas portas e que temos salas tanto só de palestra (equipadas com datashow, etc) onde os alunos sentam em pares naquelas mesas de dupla, quanto de desenvolver coisas no PC e daí cada aluno tem o seu próprio computador. A faculdade tem uma estrutura muito boa, mas não achei nada de outro mundo. Só as máquinas de xerox e impressão que são lindas. Você pede pra imprimir suas coisas em qualquer computador e depois vai na máquina e passa seu cartão, daí ele imprime com uma certa quantidades de créditos que você tem. O mesmo vale pra xerox.

Enfim, people. Esse foi o post sobre HiOA. Espero que vocês tenham mais dúvidas pra me dar ideias de textos novos e se eu não tiver respondido tudo a respeito da universidade, podem perguntar nos comentários que eu vou tentar responder da melhor forma possível, ok? Também vou tirar umas fotos da faculdade na terça-feira pra vir aqui atualizar essa postagem com mais algumas fotos e etc. Por enquanto, quem estiver mesmo morrendo de curiosidade, pode clicar nesse link pra ir pro Flickr da faculdade.

PS: Escrevi metade do post num computador sem til e cedilha, então tenham paciência comigo, tá? haha Beijos e voltem sempre! ;)

5 comentários:

  1. Carla, a cada post seu eu fico com mais vontade de ir pra Noruega! Mas não sei se pra minha área é tão vantagem assim (minha área é Ciência da Computação). Mas tô adorando saber como é morar na Noruega anyway. Já que vc pede e esse último post foi sobre algo que eu já tinha perguntado (hehe)... mais ideias: Vc já conheceu alguma outra cidade além de Oslo? É fácil viajar na Noruega entre cidades e tal? E como é Oslo? Quais lugares bacanas pra conhecer?

    ResponderExcluir
  2. Jéssica, entra no grupo do facebook que fala sobre o CsF pra Noruega, segue o link:
    https://www.facebook.com/groups/267569166699698/
    lá, pesquise por "computação" e você vai encontrar posts de quem está lá ou vai pra lá para estudar na sua área, e não são poucos. Pelo que eles dizem vale muito a pena. Inclusive, eu faço Eng. Elétrica aqui no Brasil e cogitei fazer matérias da computação lá, que tem mais opções do que pra elétrica.
    Neste outro site você encontra as Universidades norueguesas que aceitam estudantes pelo CsF:
    http://studyinnorway.no/swb/What-can-I-study

    E Carla, mais um post muito gostoso de ler, parabéns e continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações pra quem, como eu, quer fazer intercâmbio na Noruega! Quero saber como é o método de ensino na sua universidade. Vc entra em grupos de estudantes ou algo do tipo? Tem algum projeto extracurricular disponível? Mais uma vez parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Carla, muito bom seu blog. Se tudo correr bem, próximo período estarei por ai. Mas tenho algumas dúvidas. Desculpe se fugir um pouco do tema, as perguntas, mas estou com muita duvida. Terei a bolsa do CsF, você acha que é um valor razoável ou seria melhor contar com mais um pouco de grana dos pais??? (Disseram q a bolsa do CsF é maior q a que os próprios noruegueses recebem). Outra coisa, você sabe algo sobre Bergen?? E por ultimo, uma sugestão de post: vc falou sobre os costumes, mas e a "vida universitária" como é?? É fácil fazer amigos?? Rolam festinhas??? Hehehe.,, obrigado, e parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Volte sempre pra ler um pouco mais sobre as minhas aventuras na Snowruega. Não se perca na neve!

Tecnologia do Blogger.