Header Ads

Breaking News
recent

Entrando numa fria

Olá, gente.

Desde que eu cheguei aqui, venho querendo criar um blog pra falar um pouco sobre como é estar numa cultura completamente diferente e morando fora de casa pela primeira vez. O problema é que eu já tenho diversos outros blogs e nunca posto em nenhum porque fico desanimada, mas esse daqui acho que vai pra frente porque sempre rola uma novidade que acaba indo parar no Facebook.

Eu decidi vir pra Noruega por eliminação. Sou estudante de Jornalismo na UFBA e a minha faculdade só tinha parceria com pouquíssimas universidades de língua inglesa ou portuguesa. As minhas opções eram Portugal, EUA, Canadá e Noruega (já que as minhas aulas aqui são em inglês) e eu não queria continuar na América porque meu namorado mora aqui do lado, na Inglaterra, então né, já expliquei tudo!

Tentei Portugal, mas, por causa da crise, eles estavam cobrando a taxa semestral que era a bagatela de 12 mil euros! Desisti e resolvi vir pra Noruega mesmo. Pensei que seria uma oportunidade legal de conhecer cultura, clima e idioma completamente diferente dos meus além de ficar perto do meu namorado e poder vê-lo, olha que mágico: duas vezes por mês!



Corri atrás do prejuízo e tive que arranjar 2 cartas de recomendação assinadas por professores da UFBA, meu currículo e uma carta de apresentação (tudo isso em inglês) além do certificado de proficiência em inglês que, no meu caso, foi o IELTS. Não me pergunta o porquê deu ter feito o IELTS ao invés do TOEFL já que o meu inglês é o mais americano possível, mas deu tudo certo. Consegui as cartas de recomendação que infelizmente a maioria dos professores nem escreve, só assina, a carta de apresentação (pesquisei um modelo no google e mandei ver no discurso), traduzi o currículo pra um modelito também europeu e nota 7,5 no IELTS! Uhuuul! O máximo é 9, gente, me dá esse desconto! hahaha

O que pouca gente sabe é que, pra conseguir o visto de estudante pra Noruega, você precisava ter 36 mil reais na conta na hora de ir solicitar (fora os 900 reais do próprio visto), mas agora isso não é mais exigido e a consulesa que pegou minha documentação disse que eles não estão pedindo porque muita gente não tinha esse dinheiro e acabava perdendo o visto. O que eu tenho a dizer é: você vai precisar de cada centavo desses 36 mil reais! hahaha O custo de vida aqui é o mais alto da Europa e eu só consegui um quarto por 3110 coroas (1205 reais) porque moro num lugar super longe do centro e recusei a primeira oferta falando que não tinha dinheiro pra pagar 2 mil reais só de aluguel!!

Mas isso é assunto pro próximo post. Por enquanto, boa sorte pra nós todos que estamos vivendo ou tentando o intercâmbio dos sonhos...

3 comentários:

  1. Deve estar sendo legal, curta tudo que puder...

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei muito interessante e inspiradora sua, ou melhor, as suas histórias e experiências (apesar de não ter lido todas). Haja determinação e criatividade!!! Huhu Bom... sei que foge à proposta do blog, mas, aproveitando a oportunidade, faço a minha pergunta. Por intermédio de qual programa intercambiador (ou não houve programa algum, não sei ao certo) você conseguiu estudar aí em Noruega? A minha principal dúvida é que o Ciência sem Fronteiras só contempla cursos de ciência e tecnologia e, mesmo assim, tomei conhecimento de que pessoas de outras áreas também realizaram/realizam intercâmbio. Eu sou estudante de psicologia, também da UFBA, e um dos meus sonhos é estudar no exterior, por diversos motivos. Porém, de vez em quando ressoa em mim a incerteza de que isso é possível, por causa de toda aquela conversa que os alunos dos cursos de HUMANAS não têm direito a participar de programas de mobilidade internacional e etc. Por favor, me ajuda. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Volte sempre pra ler um pouco mais sobre as minhas aventuras na Snowruega. Não se perca na neve!

Tecnologia do Blogger.